DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TDAH NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES INTERLIGANDO AS ÁREAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Carolina Rezende Autor
  • Andréa Paz Autor
  • Fernando Nassif Autor
  • Wilton Richard Autor
  • Luciana Santos Autor
  • João Pedro Brum Autor
  • Suzana Funghetto Autor

Resumo

Este estudo investiga a presença de dificuldades de aprendizagem e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA) em alunos de uma instituição de ensino superior, na cidade de São Paulo, enfatizando a necessidade de uma abordagem integrada entre saúde e educação para enfrentar essas questões de forma abrangente e eficaz. Utilizou-se um questionário inicial para identificar dificuldades de aprendizagem e sintomas de TDHA em 500 alunos de graduação do curso de Administração, obtendo respostas de 88 deles. 

Entre os que responderam, 73 relataram dificuldades de atenção e foco. Esses alunos foram submetidos a avaliações adicionais, incluindo o Questionário COVID-QOL, que avalia a qualidade de vida relacionada a aspectos visuais e identifica transtornos do processamento visual, e o Questionário SAB, que mede o comportamento auditivo, auxiliando no diagnóstico de transtornos do processamento auditivo. 

Após essas avaliações, foram realizados diagnósticos clínicos para verificar a presença de transtornos específicos. Os resultados revelaram que, dos 88 estudantes que responderam ao questionário, 14 foram diagnosticados com TDHA. Além disso, após as avaliações auditivas e visuais, 18 foram diagnosticados com Transtorno do Processamento Auditivo e 19 com Transtorno do Processamento Visual. Notavelmente, 45 dos 73 estudantes relataram queixas significativas em ambas as áreas auditivas e visuais, apesar de não terem diagnósticos prévios.

A pesquisa destaca a prevalência dessas condições no ensino superior e a necessidade de uma abordagem integrada para tratá-las de maneira eficaz. A colaboração entre profissionais de saúde e educadores é crucial para proporcionar diagnósticos precisos e intervenções adequadas, criando um ambiente inclusivo que atenda às necessidades individuais dos alunos, permitindo seu sucesso acadêmico e acompanhamento da aprendizagem.

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Publicado

11.03.2025

Edição

Seção

Resumo