CIDADES INTELIGENTES: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL APLICADA AO ENVELHECIMENTO
Resumo
A pandemia da Covid-19 teve um impacto significante na vida e no cotidiano de todos. Para os idosos não foi diferente! Enfrentaram o auto isolamento e o distanciamento social, convivendo com o medo por serem classificados como o grupo de maior risco para a doença. Uma das aliadas durante este período foram as TICs – Tecnologia da Informação e Comunicação, que puderam reduzir o isolamento, de forma virtual.
Vários autores dedicaram-se a analisar e buscar na literatura os impactos do uso de tecnologias por idosos, demonstrando os benefícios e barreiras de seu uso. Descobriram o quanto as tecnologias podem ajudar a melhorar a saúde mental desta população e proporcionar autonomia, comunicação, entretenimento, acesso à informação, auxiliar no tratamento remoto, nos cuidados antiquedas, evitar depressão, permitir a inclusão, entre outros.
De acordo com Costa et al. (2021) , os benefícios resultantes do uso da internet e das tecnologias refletem no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos, como por exemplo, manutenção da interação social, permitindo maior contato social do idoso com os amigos e familiares e, possibilitam um envelhecimento ativo, gerando aumento da sensação de segurança e da autonomia, bem como da melhora do bem-estar psíquico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).