O PROCESSO DO ENVELHECIMENTO E A SUA RELAÇÃO COM PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Abstract
A população de idosos no Brasil vem crescendo, segundo dados do IBGE, 13% da população brasileira é formada por idosos. Também se destaca o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Nesse cenário, o planejamento financeiro é de extrema importância, visto que ao envelhecer é frequente que a renda financeira diminua e aumente os gastos com as despesas médicas.
O objetivo de estudo foi relacionar o processo de envelhecimento ao planejamento financeiro dos brasileiros. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada nas bases de dados Scielo, Medline e Lilacs. Foram considerados artigos publicados em português e inglês, disponível na íntegra, publicados entre 2008 e 2018.
A literatura aponta para dados insatisfatórios relacionado ao planejamento financeiro para aposentadoria, cerca da metade da população brasileira entre 40-49 anos não estão preocupados em sobreviver financeiramente na aposentadoria, e acreditam que a sua principal fonte de renda nesta etapa da vida será proveniente do Governo. Estratégias como a participação em atividades educativas com foco no planejamento financeiro é importante para uma compreensão mais inclusiva e abrangente de envelhecimento bem-sucedido, assim como estratégias que incentivem o orientem a população para a construção de um plano de acumulação de capital. Verifica-se que é necessário a implementação de estratégias com enfoque no planejamento financeiro, com maior alcance populacional. Novos estudos e estratégias que abordem esse assunto devem ser pesquisadas.
Descritores: idosos, envelhecimento, planejamento financeiro.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).