DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA DESATENÇÃO E FALTA DE FOCO, COM RELAÇÃO AS VIAS AUDITIVAS E VISUAL, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autori

  • Ana Carolina Rezende Autore
  • Andréa Paz Autore
  • Fernando Nassif Autore
  • Wilton Richard Autore
  • Luciana Santos Autore
  • João Pedro Brum Autore
  • Suzana Funghetto Autore

Abstract

Manter a atenção e o foco tornou-se um desafio crescente para muitos estudantes, especialmente para aqueles com transtornos de atenção, como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Segundo Barkley (2011), esses problemas de desatenção afetam diretamente o desempenho acadêmico, dificultando o acompanhamento das atividades em sala de aula e impactando o ambiente de aprendizado como um todo.

Além do TDAH, dificuldades, como o Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) e o Transtorno do Processamento Visual (TPV), prejudicam a compreensão e a assimilação de informações, criando barreiras adicionais no ambiente educacional. No contexto do ensino superior, onde as exigências acadêmicas são ainda maiores, esses desafios tornam-se particularmente críticos.

Diante disso, este estudo destaca a importância de uma abordagem integrada entre saúde e educação, com diagnósticos e intervenções colaborativas que ofereçam suporte eficaz para esses estudantes. O desenvolvimento de estratégias inclusivas e adaptadas às necessidades individuais é essencial para promover o sucesso acadêmico em um ambiente universitário mais acessível e inclusivo.

Pubblicato

2024-12-15

Fascicolo

Sezione

Artigo