O JOGO COMO PONTE INTERGERACIONAL: FORTALECENDO VÍNCULOS ENTRE ADOLESCENTES E PESSOAS IDOSAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Autori

  • Marina Morato Stival UnB Ceilândia Autore
  • Luciano Ramos de Lima UnB Ceilândia Autore
  • Edilberto da Gama Neto Rede Geronto Autore
  • Maria Eduarda Funghetto Brum Colégio Maple Bear/Rede Geronto Autore
  • Giulia Stival Lima Colégio Sigma Autore
  • Júlia Funghetto Silva Colégio Sigma Autore

Abstract

O envelhecimento populacional acelerado constitui uma das transformações mais significativas do século XXI, impactando diretamente as dinâmicas sociais e intergeracionais. No Brasil, as projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2025) indicam que até 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso, com o percentual de pessoas acima de 65 anos passando dos atuais 9,2% para 25,5%. Diante dessa perspectiva, a interação intergeracional desponta  como estratégia  relevante para fortalecer  vínculos  entre diferentes faixas etárias, reduzir estereótipos e promover um convívio social mais harmonioso. Nesse contexto, atividades lúdicas se destacam como ferramentas eficazes  na criação de espaços de convivência, acolhimento e aprendizagem compartilhada. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos de jogos desenvolvidos especificamente para favorecer a vinculação entre adolescentes e idosos, avaliando os benefícios cognitivos, emocionais e sociais resultantes dessas interações. A questão norteadora  foi: Como a utilização de jogos estruturados para o encontro intergeracional pode promover benefícios cognitivos, emocionais e sociais para ambos os grupos? Os resultados  evidenciam que práticas intergeracionais mediadas pela ludicidade constituem uma estratégia efetiva para o fortalecimento de vínculos e para a promoção do envelhecimento ativo, apontando caminhos para sua replicação em contextos educativos, comunitários e de cuidado.

Pubblicato

2025-11-19