EFEITOS AGUDOS DE DIFERENTES INTENSIDADES DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A FUNÇÃO EXECUTIVA DE IDOSOS OBESOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, RANDOMIZADO, CROSSOVER CONTRABALANCEADO

Autori

  • Vitor de Salles Painelli Unicesumar Autore
  • Enzo Berbery Unicesumar Autore
  • Janaíne Malaquias Unicesumar Autore
  • Fabiano Mendes de Oliveira Unicesumar Autore
  • Rodolfo Valentini Unicesumar Autore
  • Braulio Henrique Magnani Branco Unicesumar Autore

Parole chiave:

Idoso, Obesidade, Cognição

Abstract

Introdução: O comprometimento da função muscular e cognitiva relacionado ao envelhecimento pode ser ainda mais agravado pela presença da obesidade. O tratamento adequado para promover melhorias simultâneas nessas funções em idosos obesos ainda é desconhecido. Este estudo investigou o efeito agudo de diferentes intensidades de exercício resistido (ER) sobre a função cognitiva de idosos obesos.

Métodos: 15 idosos obesos (idade: 67±4 anos; altura: 1,61±0,05 m; massa corporal: 91,8±18,9 kg; IMC: 35,3±7,1 kg/m²; relação cintura-quadril: 1,00±0,08) foram submetidos, em um delineamento cruzado, contrabalanceado e randomizado, a três condições: 1) ER a 50% de 1-RM (uma repetição máxima); 2) ER a 70% de 1-RM; e 3) controle (CON, sem exercício). Antes e após cada condição, a função cognitiva foi avaliada por meio do Teste de Stroop (ST, partes A, B e C) e do Teste de Trilhas (TMT, partes A e B).

Resultados: independentemente da intensidade, o ER reduziu significativamente o tempo para completar o TMT-B, ST-B e ST-C (todos p<0,05), enquanto na condição controle o desempenho permaneceu inalterado (todos p>0,05).

Conclusão: O ER, independentemente da intensidade, se mostrou uma intervenção eficaz em melhorar agudamente as funções executivas de idosos obesos.

Pubblicato

2025-11-20