LUTO E RESILIÊNCIA NA VELHICE: A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO PSICOSSOCIAL DIANTE DAS PERDAS ACUMULADAS NO CICLO DE VIDA

Autori

  • Viviane Cristina Marçal Medina Bazana Faculdade Honpar Autore
  • Kelly Cristina dos Santos Berni Faculdade Honpar Autore https://orcid.org/0000-0002-1590-2328
  • Andressa Ferreira Alves Itiyama Faculdade Honpar Autore https://orcid.org/0000-0003-0720-5220
  • Erick de Oliveira de Campos Faculdade Honpar Autore
  • Gabriel Angelo da Silva Faculdade Honpar Autore
  • Vinícius Monte Lima Faculdade Honpar Autore

Parole chiave:

Luto, Resiliência, Envelhecimento

Abstract

O processo de envelhecimento é caracterizado pela acumulação de perdas significativas, que vão desde a deterioração da saúde física e funcional até o falecimento de entes queridos, amigos e coetâneos. Este acúmulo de eventos lútuosos pode desencadear sofrimento intenso e, se não elaborado, levar a quadros de depressão e isolamento social na velhice. Contudo, a Psicologia do Desenvolvimento e a Gerontologia destacam que o idoso, em virtude de sua trajetória de vida, possui um repertório rico de mecanismos adaptativos. O objetivo desta investigação é analisar a relação entre o processo de luto na velhice e o desenvolvimento da resiliência psicossocial, explorando como os recursos internos e externos influenciam a capacidade de adaptação do indivíduo idoso. O problema de pesquisa é: quais fatores de resiliência (individuais, familiares e sociais) são determinantes para a elaboração saudável do luto e para a manutenção do bem-estar na última fase do ciclo de vida? A hipótese é que a qualidade das redes de apoio social e a capacidade prévia de enfrentamento atuam como variáveis moderadoras cruciais na trajetória do luto em idosos.

Biografie autore

  • Kelly Cristina dos Santos Berni, Faculdade Honpar

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). É Mestre em Fisioterapia (Dosimetria e Convalidação de Recursos Terapêuticos) pela UNIMEP e Doutora em Biologia Buco-dental (Anatomia) pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Professora e Membro do NDE do curso de Medicina da UNICEP São Carlos. Professora das disciplinas de Biomecânica, Cinesiologia, Cinesioterapia e Ortopedia e Supervisora de Estágio em Geriatria e Ortopedia da Faculdade de Americana - FAM, no curso de Fisioterapia . É coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade ASSER e professora e supervisora de Estágio do curso de Fisioterapia da mesma Instituição. Membro do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro. Membro do NDE e Colegiado de Cursos da Faculdade ASSER. Possui projetos de pesquisa na áreas de dor, disfunção temporomandibular e intervenções fisioterapêuticas em alterações ortopédicas.

  • Andressa Ferreira Alves Itiyama, Faculdade Honpar

    Sou enfermeira e educadora com formação multidisciplinar e mais de 15 anos de experiência nas áreas assistencial, docente e de gestão em saúde. Mestre em Promoção da Saúde pela UNICESUMAR (Conceito CAPES 5), busco constantemente ampliar meus conhecimentos por meio de especializações em diferentes áreas, como Pediatria, Enfermagem do Trabalho, Educação Física Inclusiva, Acupuntura e Tecnologias na Educação. Atualmente, atuo como docente no curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera unidade Arapongas e também como docente do curso de graduação em Medicina e Técnologo de Radiologia da Faculdade Honpar, onde tenho a oportunidade de contribuir para a formação de profissionais críticos, humanizados e técnicamente preparados. Paralelamente, trabalho como instrumentadora cirúrgica de enfermagem na Especialidade Urológica, o que me permite manter uma prática clínica atualizada e alinhada com as demandas do cuidado especializado. Já atuei como coordenadora e docente no curso técnico de pós-graduação em Instrumentação Cirúrgica no SENAC/Apucarana, experiência que fortaleceu minhas habilidades em liderança, organização curricular e gestão acadêmica. Acredito na educação como ferramenta de transformação e tenho como diferencial a integração entre ensino, prática e tecnologias, sempre com foco na promoção da saúde e no cuidado centrado na pessoa.

  • Erick de Oliveira de Campos, Faculdade Honpar

    Possui graduação em Letras/libras licenciatura - eficaz (2023) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2022). Atualmente é professor universitário da Faculdade Honpar, intérprete de libras na Anhanguera e intérprete de libras na rede estadual de ensino do Paraná

  • Gabriel Angelo da Silva, Faculdade Honpar

    Graduado em Radiologia pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (2018); Pós-graduado em Radioterapia e Medicina Nuclear pela FECAP (2020); Atua no Instituto do Câncer de Londrina no setor de Radioterapia (2019); Ministra aulas e acompanha estágios no curso superior de Tecnólogo em Radiologia na Faculdade Honpar (2025). Possui Técnico em Segurança do Trabalho pelo SENAI (2014). Atuou no Hospital Universitário de Londrina - HU no setor de Radiologia (2021-2023). Concluiu disciplinas e supervisão de estágio no curso Técnico em Radiologia no Mater Ter - Santa Casa de Londrina (2019/2021). Lecionou disciplinas na Unifil - Londrina no curso Técnico em Radiologia (2023-2024). Atuou no Senac Londrina Norte como Instrutor em Radiologia - (2024).

  • Vinícius Monte Lima, Faculdade Honpar

    Graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de licenciatura em Física. Durante a graduação fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e bolsista CNPq pelo Laboratório de Óptica e Optoeletrônica, trabalhando no estudo de medidas e análises da aplicação de LED's (Light Emitting Diode) na cicatrização de úlceras, regeneração do nervo ciático (nervo isquiático) de ratos, diminuição da dor e outros possíveis efeitos. Área de atuação e interesse acadêmico: História e Filosofia da Ciência. Atuação profissional: Atuo atualmente na rede privada de ensino como professor de física (Ensino Básico e Superior), orientador de iniciação científica e como professor QPM de Física na rede estadual do Paraná.

Pubblicato

2025-11-19