A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA COMO VIOLAÇÃO FUNDAMENTAL DE DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA PROTEÇÃO LEGAL NO BRASIL
Parole chiave:
Pessoas Idosas;, Qualidade de vida;, idososAbstract
O envelhecimento populacional acelerado impõe à sociedade brasileira o desafio de garantir a dignidade e a segurança das pessoas idosas. A persistência da violência contra este grupo, definida pela OMS (2002) como qualquer ato ou omissão que cause danos ou sofrimento, configura-se como uma grave violação dos Direitos Humanos Fundamentais, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988 e a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos (2015). A despeito de um robusto arcabouço legal, notadamente o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), a eficácia da proteção social permanece questionável devido à alta subnotificação e à fragilidade da rede de apoio. O objetivo desta investigação é analisar a violência contra idosos sob a perspectiva dos Direitos Humanos, investigando a eficácia e as lacunas das políticas públicas brasileiras de proteção. O problema de pesquisa reside em como o ageísmo estrutural e a ineficácia dos mecanismos de denúncia comprometem a efetivação dos direitos garantidos.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

