EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHERCOM QUEIXAS DE TONTURA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autori

Parole chiave:

Exercícios; mulher; qualidade de vida; tontura

Abstract

Objetivo: Investigar, por meio de revisão sistemática, os efeitos de programas de exercícios físicos sobre a sensação de tontura em mulheres e sua relação com a qualidade de vida.

Métodos: A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, entre novembro e dezembro de 2024, utilizando os descritores “exercise”, “woman”, “dizziness”, “vertigo” e “quality of life”. Foram incluídos estudos originais publicados entre 2019 e 2024, disponíveis na íntegra, em português ou inglês, envolvendo mulheres adultas ou idosas submetidas a programas de exercícios físicos. Após triagem de 296 publicações, quatro estudos preencheram os critérios de elegibilidade. Os dados foram analisados qualitativamente e apresentados de forma narrativa.

Resultados: Os estudos incluídos, realizados no Brasil, Turquia e China, evidenciaram que a prática regular de exercícios físicos, incluindo dança, reabilitação vestibular e exercícios proprioceptivos, contribui para a redução da sensação de tontura, melhora do equilíbrio e dos sintomas de ansiedade e depressão, refletindo positivamente na qualidade de vida. A maioria das amostras apresentou predominância feminina e média de idade superior a 40 anos.

Conclusão: Apesar da escassez de estudos específicos sobre o efeito dos exercícios físicos em mulheres com queixas de tontura, os achados sugerem benefícios significativos da prática regular de atividades físicas na percepção de tontura e na promoção da saúde física e mental. Recomenda-se o desenvolvimento de novas pesquisas com amostras representativas, a fim de fundamentar protocolos seguros e eficazes para essa população.

Biografie autore

  • Luciene Rodrigues, Unicesumar - Maringá - Pr.

    Formação em Fonoaudiologia 2008, Especialização em Audiologia 2011, Mestranda em Promoção da Sáude na Unicesumar.

  • Luciana Lozza de Moraes Marchiori, Unicesumar - Maringá - Pr.

    Luciana Lozza de Moraes Marchiori concluiu Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2005 e Pós-Doutorado no Programa de Saúde Coletiva da UEL em 2016. Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, em nível mestrado e doutorado, na UniCesumar. É pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Integrante do Grupo de pesquisa GEFFEND/ UNICESUMAR (certificado pela CNPq) no Laboratório Interdisciplinar de Intervenção e Promoção da Saúde (LIIPS/UniCesumar). Foi professora Titular nível 1 na Universidade Norte do Paraná (1993-2020) com atividades de ensino e pesquisa no curso de Fonoaudiologia e também no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação, associado UEL/UNOPAR, no qual foi responsável pela disciplina Equilíbrio humano e seus distúrbios e de Didática. Foi professora do curso de Fonoaudiologia da UniCesumar de agosto de 2018 a agosto de 2021 e líder do grupo de pesquisa "Aspectos funcionais, biológicos e epidemiológicos associados à atividade física e promoção de saúde", credenciado no CNPq. Membro do VII Colegiado do CREFONO3 (2011 - 2012). Membro da International Commission on the Biological Effects of Noise (ICBEN), Londres, 2011. Atuou como coordenadora do projeto de extensão de atendimento multidisciplinar aos pacientes portadores de vertigem e zumbido na UNOPAR (2005-2020). Atuou também como Fonoaudióloga na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa de 1989 até 1993, na Clínica Crescer de 1993 até 2003 e no Centro Social Coração de Maria de 2003 até 2022. Apresenta colaborações com pesquisadores de Universidades brasileiras, canadenses, espanholas, italianas e portuguesas. Tem experiência em pesquisa em Ciências da Saúde e Promoção a Saúde com ênfase qualidade de vida e reabilitação.

  • Braulio Henrique M. Branco, Unicesumar - Maringá - Pr.

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) concluída em 2005 e Bacharelado em Nutrição pela Universidade Cesumar, obtido em 2021. Obteve o título de Mestre em Ciências da Saúde pela UEM em 2011 e concluiu o Doutorado em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) em 2016. Recentemente, finalizou um pós-doutorado no Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em 2023. Atualmente, é Professor Titular na Universidade Cesumar, onde também exerce a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, abrangendo cursos de mestrado e doutorado. Além disso, atua como pesquisador no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). É membro ativo em diversas sociedades científicas, incluindo a Sociedade Brasileira de Fisiologia, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFIS) e a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). Destaca-se como Bolsista de Produtividade pela Fundação Araucária. Sua carreira é marcada por colaborações internacionais com pesquisadores de diferentes países, como Brasil, Chile, Canadá, Estados Unidos e Portugal. Sua experiência profissional abrange principalmente as áreas de Promoção da Saúde, Fisiologia do Exercício, Nutrição e Obesidade.

Pubblicato

2025-11-19