MEDICINA DO ESTILO DE VIDA NA GERIATRIA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Auteurs

Mots-clés :

Medicina do estilo de vida, Geriatria, Educação Médica

Résumé

O envelhecimento é um processo inerente ao ser humano, e muitas doenças crônicas e síndromes geriátricas são influenciadas por fatores de estilo de vida. É um processo lento e natural, porém, depende do estilo de vida e condição genética de cada indivíduo, no qual alguns desses fatores irão interferir em maior ou menor grau. (Camargos, Lehnen, Cortinaz, 2018).

Assim, as necessidades emergentes de saúde da população tornaram-se um aspecto central no campo da saúde pública e os sistemas de saúde precisaram se adaptar e se reorganizar, uma vez que os modelos atuais de atendimento se mostram inadequados para responder às demandas de uma população em rápido processo de envelhecimento. Nesse contexto, a medicina do estilo de vida, a promoção da saúde e as intervenções preventivas assumem papel essencial, refletindo uma importante transformação social orientada para a valorização de estilos de vida mais saudáveis e seguros (Faria et al., 2023)

A Lifestyle Medicine, ou "Medicina do Estilo de Vida", é uma especialidade médica que usa intervenções terapêuticas no estilo de vida como a principal abordagem para promover a saúde e o bem-estar e tratar condições crônicas (American College of Lifestyle Medicine, s.d.). 

Biographies de l'auteur

  • ALINE SATIE OBA KUNIYOSHI, UNICESUMAR

    Mestre em clínica médica pela faculdade de medicina de Ribeirão Preto (USP). Docente e coordenadora da Clínica médica do 5o ano de medicina da UNICESUMAR.

  • MIRIAN UEDA YAMAGUCHI, UNICESUMAR

    Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNICESUMAR. 

Téléchargements

Publiée

2025-11-19