DOENÇA DE ALZHEIMER E RISCO DE FRATURAS DE FÊMURPROXIMAL EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBREMECANISMOS DE QUEDAS E IMPACTOS ORTOPÉDICOS
Palabras clave:
Doença de Alzheimer, fratura de fêmur, idosos, quedasResumen
O envelhecimento populacional no Brasil tem provocado um aumento expressivo na incidência de doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer (DA), que predispõem os idosos a quedas e fraturas, especialmente do fêmur proximal. Este estudo constitui uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar a associação entre DA, risco de quedas e fraturas de fêmur proximal, com ênfase nos mecanismos biomecânicos e impactos ortopédicos. A análise de 23 estudos revelou que a DA aumenta significativamente a probabilidade de quedas de baixa energia, frequentemente ocorridas em ambientes domiciliares e noturnos, resultando em fraturas intertrocantéricas e do colo femoral. Entre os principais fatores de risco identificados estão osteoporose, sarcopenia, polifarmácia e déficits cognitivos e motores. As fraturas associadas à DA acarretam altas taxas de morbimortalidade e comprometimento funcional, sendo que até 50% dos pacientes não recuperam sua funcionalidade pré-fratura, e a mortalidade no primeiro ano pode chegar a 30%. Intervenções precoces, estratégias preventivas e modelos de cuidado integrados são essenciais para mitigar os impactos dessa condição multifatorial.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).


