ANÁLISE DA INTERAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS COM UM APLICATIVO DE VAGAS DE TRABALHO UTILIZANDO O SYSTEM USABILITY SCALE (SUS)

Autores/as

  • Jocênio Marquios Epaminondas Instituto Federal de Brasília Autor
  • Igor de Oliveira Moura Instituto Federal de Brasília Autor
  • Giulianna Ellen Alves do Nascimento Instituto Federal de Brasília Autor
  • Erick Sousa Saraiva Instituto Federal de Brasília Autor
  • Leonardo Rodrigues Miranda Instituto Federal de Brasília Autor
  • Karla Helena Coelho Vilaça e Silva Universidade Católica de Brasília Autor

Resumen

A Organização Mundial da Saúde (ONU, 2014) estima que, até 2050, a população mundial com 60 anos ou mais ultrapassará 2 bilhões de pessoas, representando um grande desafio para a sociedade, especialmente em relação ao mercado de trabalho. Este aumento da população idosa está intimamente ligado à escassez de mão de obra ativa, o que torna essencial desenvolver soluções que promovam a inclusão e a participação dos idosos nesse mercado.

Esse cenário demográfico impõe não apenas a necessidade de ampliar a participação dos idosos no mercado de trabalho, mas também de enfrentar as barreiras que dificultam sua inserção profissional.

Diante desse cenário, a hipótese deste estudo é que o aplicativo “Talentos Plateados60+”, após análise sistemática de usabilidade por meio do System Usability Scale (SUS), demonstrará atender de forma adequada ao público idoso, possibilitando uma experiência satisfatória, acessível e inclusiva.

A justificativa para a realização desta pesquisa está na relevância social e econômica do tema. Ademais, salienta-se a importância de garantir que as tecnologias estejam adaptadas para atender às necessidades das pessoas idosas, pois interfaces mal projetadas podem dificultar sua adesão ao mundo digital.

Diante do exposto, este estudo tem como principal objetivo avaliar a usabilidade do aplicativo "Talentos Plateados60+" por meio do System Usability Scale (SUS), com foco na experiência do público idoso.

Biografía del autor/a

  • Jocênio Marquios Epaminondas, Instituto Federal de Brasília

    Doutor em Gerontologia, Professor do Instituto Federal de Brasília, Líder do Grupo de Pesquisa “Inclusão Digital e Social para Pessoas Idosas do IFB (IFB60+)”, vice-coordenador do programa de inclusão Digital e Social IFB60+ do IFB.

  • Igor de Oliveira Moura, Instituto Federal de Brasília

    Graduando em Ciência da Computação do Instituto Federal de Brasília; Bolsista PIBITI/IFB.

  • Giulianna Ellen Alves do Nascimento, Instituto Federal de Brasília

    Graduanda em Ciência da Computação do Instituto Federal de Brasília; Bolsista voluntária PIBITI/IFB

  • Erick Sousa Saraiva, Instituto Federal de Brasília

    Graduando em Ciência da Computação do Instituto Federal de Brasília; Bolsista voluntário PIBITI/IFB.

  • Leonardo Rodrigues Miranda, Instituto Federal de Brasília

    Mestre em Engenharia Mecânica; Professor do Instituto Federal de Brasília, Coordenador do Programa de Inclusão Digital e Social IFB60+ do IFB.

  • Karla Helena Coelho Vilaça e Silva, Universidade Católica de Brasília

    Doutora em Ciências Médicas pela FMRP/USP; Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB); Membro do Grupo de Pesquisa “Inclusão Digital e Social para Pessoas Idosas do IFB (IFB60+).

Publicado

2025-11-19