O IMPACTO DO CUIDADO INFORMAL NA SAÚDE MENTAL DE IDOSOS: UMA ANÁLISE DA SOBRECARGA E ESTRATÉGIAS DE SUPORTE

Authors

Keywords:

idosos, Pessoas Idosas;, Qualidade de vida;

Abstract

O aumento da longevidade impulsiona a demanda por cuidados de longa duração, sendo a maior parte destes provida por cuidadores informais – geralmente cônjuges, filhos ou netos. Este tipo de cuidado, embora fundamental para a manutenção da qualidade de vida do idoso dependente, frequentemente resulta em um estado de sobrecarga (burden) física, emocional e financeira para o cuidador. A sobrecarga, quando crônica, é um fator de risco documentado para o desenvolvimento de distúrbios de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e exaustão, configurando-se como um problema de saúde pública. O objetivo desta investigação é analisar o impacto psicossocial da sobrecarga na saúde mental dos cuidadores informais de idosos e discutir a eficácia das estratégias de suporte existentes. O problema de pesquisa é: De que forma o grau de dependência do idoso e a percepção de suporte social pelo cuidador influenciam o desenvolvimento de transtornos de saúde mental? A hipótese é que a sobrecarga é moderada pela rede de suporte social, sendo que cuidadores com baixo suporte apresentam maior incidência de sintomas depressivos.

Author Biographies

  • Viviane Cristina Marçal Medina Bazana, Faculdade Honpar

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2021). Pós Graduação pela Universidade Focus em Docência do Ensino Superior (2023); Pós Graduação em Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior (2023). Cursando Pós Graduação em Psicopedagogia Escolar pela Universidade Focus (2025). Tem experiência na área de Metodologia Científica, com ênfase em Divulgação Científica. Atua como Pedagoga na Faculdade HONPAR. Atua como Coordenadora Adjunta do Curso Superior de Tecnólogo em Radiologia na Faculdade HONPAR. Atua como Presidente do Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD) da Faculdade HONPAR. Atua como Presidente do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade HONPAR. Atua como Procuradora Institucional (P.I.) da Faculdade HONPAR. Amplo conhecimento em processos de reconhecimento de curso, análise e revisão de documentos como PDI e PPC. Atuou como secretária do CEP-HONPAR (Comitê de Ética em Pesquisa) (2022-2025). Atuou como secretária acadêmica e bibliotecária na Faculdade HONPAR(2022-2024). Atuou como secretária no Colégio Prisma situado em Arapongas - PR (2023).

  • Kelly Cristina dos Santos Berni, Faculdade Honpar

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). É Mestre em Fisioterapia (Dosimetria e Convalidação de Recursos Terapêuticos) pela UNIMEP e Doutora em Biologia Buco-dental (Anatomia) pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Professora e Membro do NDE do curso de Medicina da UNICEP São Carlos. Professora das disciplinas de Biomecânica, Cinesiologia, Cinesioterapia e Ortopedia e Supervisora de Estágio em Geriatria e Ortopedia da Faculdade de Americana - FAM, no curso de Fisioterapia . É coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade ASSER e professora e supervisora de Estágio do curso de Fisioterapia da mesma Instituição. Membro do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro. Membro do NDE e Colegiado de Cursos da Faculdade ASSER. Possui projetos de pesquisa na áreas de dor, disfunção temporomandibular e intervenções fisioterapêuticas em alterações ortopédicas.

  • Ana Paula Queiroz Sampaio, Faculdade Honpar

    Médica graduada na Escola de Medicina e Saúde Pública em 1996. Residência médica em Medicina Nuclear no HC-FMUSP no período de 1998-2001. Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear. Doutorado em Radiologia pela FMUSP, concluído em 2006. Médica especialista em Medicina Nuclear, com titularidade reconhecida pela CNEN (CNEN AN 0458). Ttitulada pela CNEN em Física Médica (FM 0121), atuando atualmente nas cidades de Maringá e Arapongas (Paraná), na função médica (emissão de laudos, realização de terapias com radioisótopos) e como supervisora de radioproteção na área de Medicina Nuclear. Docente na Faculdade Honpar ministrando a disciplina de Fisiologia, desde 2022 até a data presente.

  • Gabriel Angelo da Silva, Faculdade Honpar

    Graduado em Radiologia pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (2018); Pós-graduado em Radioterapia e Medicina Nuclear pela FECAP (2020); Atua no Instituto do Câncer de Londrina no setor de Radioterapia (2019); Ministra aulas e acompanha estágios no curso superior de Tecnólogo em Radiologia na Faculdade Honpar (2025). Possui Técnico em Segurança do Trabalho pelo SENAI (2014). Atuou no Hospital Universitário de Londrina - HU no setor de Radiologia (2021-2023). Concluiu disciplinas e supervisão de estágio no curso Técnico em Radiologia no Mater Ter - Santa Casa de Londrina (2019/2021). Lecionou disciplinas na Unifil - Londrina no curso Técnico em Radiologia (2023-2024). Atuou no Senac Londrina Norte como Instrutor em Radiologia - (2024).

  • Mateus Alves Martins, Faculdade Honpar

    Psicólogo graduado pelo Centro Universitário Filadélfia (2014), com especializações em Saúde Mental (Universidade Estadual de Londrina, 2017) e Neuropsicologia (2023). Atualmente, atuo como docente na Faculdade Honpar, lecionando as disciplinas de Biossegurança, Gestão de Informações em Saúde e Liderança, e na UNIFAMA (MT), onde supervisiono estágios obrigatórios na área de Psicologia.Minha trajetória clínica inclui 10 anos de experiência em psicologia hospitalar, atuando no Hospital Norte Paranaense (HONPAR) e no Núcleo de Atenção Psicossocial (NAP) da Faculdade Honpar. Atualmente, meu trabalho clínico está voltado para terapia de casais e famílias, aliando a prática hospitalar anterior ao atendimento em consultório.Minha atuação acadêmica e profissional sempre buscou integrar conhecimentos em saúde mental, gestão de serviços e formação de novos profissionais, mantendo um compromisso com a ética e a qualidade no cuidado psicológico.

  • Paulo Faustino Mariano, Faculdade Honpar

    Bacharel em Administração. Bacharel em Enfermagem. Mestre em Ciências e Tecnologias Emergentes Aplicadas à Educação. MBA Executiva em Administração Hospitalar. Autor de livro e capítulos na área educacional e de saúde, além de vasta produção técnica e científica. Consultor empresarial. Consultor educacional. Especialista em implantação de processos de qualidade (Organização Nacional de Acreditação). Conhecimento dos processos de certificação JCI (Joint Commission International) e ACSA (Agência de Qualidade Sanitária de Andaluzia - Acreditação Internacional). Especialista em Comportamento. Master Coach e treinador corporativo, com forte foco em liderança de alta performance e desenvolvimento humano. Atuação na Gestão e Liderança de equipes. Vivência na administração de processos e indicadores de excelência. Competência na criação e gestão de projetos. Experiência na Gestão de processos para atingir os objetivos definidos de acordo com o planejamento estratégico sugerido. Vivência em Administração Hospitalar. Vivência em Contratos de Licitação. Liderança de alto desempenho focada no crescimento humano. Conhecimento em formação de equipes e competências no desenvolvimento de habilidades. Atuando como Diretor Hospitalar, liderei equipes multidisciplinares, otimizei processos assistenciais e administrativos, e garanti a qualidade da assistência aos pacientes. Gerenciei ativamente processos de negócios, alinhando-os ao planejamento estratégico e utilizando ferramentas de gestão de projetos para alcançar metas desafiadoras. Com mais de uma década de atuação na Educação Superior, possuo sólida experiência em gestão acadêmica, coordenando cursos de graduação, ensino EAD, Hibrido, presencial, pós-graduação e coordenação e desenvolvimento de projetos de extensão universitária. Especialista em processos regulatórios, incluindo a elaboração de projetos pedagógicos de curso (PPC), acompanhamento do Enade e gestão de processos de reconhecimento e renovação de cursos. Tenho profundo conhecimento das normativas e legislações educacionais, oferecendo suporte técnico e pedagógico para garantir a qualidade e a regularidade dos cursos. Experiência em comissões institucionais estratégicas. Comissões de Autoavaliação Institucional e Comissões de Avaliação de Projetos Acadêmicos. 

Published

2025-11-19