EFEITOS AGUDOS DE DIFERENTES INTENSIDADES DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A FUNÇÃO EXECUTIVA DE IDOSOS OBESOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, RANDOMIZADO, CROSSOVER CONTRABALANCEADO
Palavras-chave:
Idoso, Obesidade, CogniçãoResumo
Introdução: O comprometimento da função muscular e cognitiva relacionado ao envelhecimento pode ser ainda mais agravado pela presença da obesidade. O tratamento adequado para promover melhorias simultâneas nessas funções em idosos obesos ainda é desconhecido. Este estudo investigou o efeito agudo de diferentes intensidades de exercício resistido (ER) sobre a função cognitiva de idosos obesos.
Métodos: 15 idosos obesos (idade: 67±4 anos; altura: 1,61±0,05 m; massa corporal: 91,8±18,9 kg; IMC: 35,3±7,1 kg/m²; relação cintura-quadril: 1,00±0,08) foram submetidos, em um delineamento cruzado, contrabalanceado e randomizado, a três condições: 1) ER a 50% de 1-RM (uma repetição máxima); 2) ER a 70% de 1-RM; e 3) controle (CON, sem exercício). Antes e após cada condição, a função cognitiva foi avaliada por meio do Teste de Stroop (ST, partes A, B e C) e do Teste de Trilhas (TMT, partes A e B).
Resultados: independentemente da intensidade, o ER reduziu significativamente o tempo para completar o TMT-B, ST-B e ST-C (todos p<0,05), enquanto na condição controle o desempenho permaneceu inalterado (todos p>0,05).
Conclusão: O ER, independentemente da intensidade, se mostrou uma intervenção eficaz em melhorar agudamente as funções executivas de idosos obesos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).


