ENVELHECIMENTO, TECNOLOGIA, LUDICIDADE E INOVAÇÃO – PROJETO GÊNIOS
Abstract
No contexto do crescimento da longevidade e das doenças crônicas não transmissíveis, observa-se que além do objetivo de se prolongar a vida, torna-se necessário acrescentar qualidade neste processo, através de uma abordagem multidisciplinar, promovendo saúde, prevenção de agravos, assistência e reabilitação para os idosos.
Diante do referido cenário, a aplicabilidade das tecnologias educacionais digitais em dispositivos móveis, em várias áreas de atuação, é reconhecida globalmente e não seria diferente no setor saúde, que constantemente demanda melhorias e inovações nas formas de cuidado. A partir da crescente utilização da internet por dispositivos móveis, principalmente em smartphones, o eHealth (eSaúde/Saúde digital) progrediu para o mHealth (saúde móvel), que utiliza tecnologias da informação, da comunicação e de serviços aliadas às facilidades de mobilidade e funcionalidade, sendo capaz de impactar como instrumento de educação, promoção de saúde, prevenção e controle de agravos.
Nesse contexto o Grupo de Pesquisa “Saúde, Cuidado e Envelhecimento” desenvolve a pesquisa Tecnologias para Gestão e Autocuidado da Saúde do Idoso – Projeto GÊNIOS que tem por objetivo desenvolver e validar tecnologias educacionais para auxiliar no processo de autocuidado e gestão do conhecimento, na perspectiva do idoso, do profissional de saúde e do gestor na Atenção Primária à Saúde (APS). Nele estão abarcados 4 subprojetos: App Viva Bem para autogestão do diabetes, App Unidade Saúde em Foco para profissionais de saúde, App para adesão medicamentosa de idosos com hipertensão e um Web App para gestão de insumos e medicamentos relacionados a Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).