A INTERGERACIONALIDADE NA SAÚDE PÚBLICA
Résumé
Atualmente vivenciamos um cenário de envelhecimento populacional global, atingindo idades superiores aos 100 anos e o Brasil não se encontra fora desses dados. Apesar da pandemia por COVID 19, em 2016 já haviam sido registrados mais de 24 mil centenários e essa população terá um aumento de cerca de 700% até 2050, sendo estimado uma população de 3 milhões de centenários no mundo.
Tal condição torna-se um triunfo social, econômico e tecnológico, o que associamos também a importantes desafios aos modelos tradicionais de seguridade e suporte social, bem como as políticas públicas de saúde.
Assim, devemos nos questionar como se movimenta a intergeracionalidade na saúde pública, assim como, se a população médica está preparada para atender essa população. A partir desse cenário, colocamos a importância de acompanhamento biopsicossocial da população, assim como, a formação das escolas de medicina para essa temática.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Diálogos em Gerontologia 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).