TECNOLOGIAS SOCIAIS: BARCO ESCOLA PROMOVE SAÚDE E CIDADANIA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Resumen
Tecnologia Social em Saúde articula o saber cotidiano ao saber científico, produz instrumentos importantes para promoção da qualidade de vida, sobretudo quando tais ações estão diretamente ligadas à realidade das sociedades locais.
A Amazônia tem uma bacia hidrográfica de 7.000.000 Km2, com diversas comunidades ribeirinhas isoladas geograficamente, sua forma de subsistência são a agricultura, criações de animais, pesca e extrativismo vegetal. Pequenas comunidades ribeirinhas são inseridas em outras unidades administrativas, os distritos que estão sempre ligados administrativamente a um município, por isso essas comunidades “não existem” dificultando o planejamento estatal no que se refere a previsão de investimentos que garantam condições de saúde e educação.
O presente trabalho relata a experiência do Centro Universitário São Lucas na formação profissional em saúde, com foco na intergeracionalidade, por meio da tecnologia social materializada pelo projeto de extensão Barco Saúde e Cidadania. A proposta foi atender o distrito de São Carlos e a comunidade de Cavalcante localizadas às margens do Rio Madeira, promovendo acesso a serviços de saúde e cidadania, com foco na integralidade da assistência em doenças tropicais, hipertensão e diabetes.
Este projeto se destinou também a formação interprofissional para os cursos da área da saúde, ciências sociais e exatas. Além de mais de 1.200 atendimentos prestados pelos acadêmicos, técnicos e docentes, foram realizadas atividades de esporte e lazer integrando comunidade acadêmica e moradores, reafirmando o compromisso institucional na valorização dos povos amazônicos e no uso da tecnologia social ao mesmo tempo em que estimula a formação intergeracional em saúde.
REFERÊNCIAS:
MERHY,E. E.; FRANCO,T. B. Reestruturação produtiva em saúde. In: PEREIRA,I. B.;LIMA,J. C. F. (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. Rio de Janeiro: EPSJV; 2008.
Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/reeprosau.html. Acesso em: 16 ago. 2014
INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Reflexões sobre a construção do conceito de tecnologia social. In: DE PAULO, A. et al. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil,2004
GUSHIKEN, L. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento / Fundação Banco do Brasil – Rio de Janeiro: 2004.
Elenilda Farias de Oliveira et al. Promovendo saúde em comunidades vulneráveis: tecnologias sociais na redução da pobreza e desenvolvimento sustentável. Rev Gaúcha Enferm. 2015;36(esp):200-6.
Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário São Lucas. Porto Velho, Rondônia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).