UNIVERSIDADE DO ENVELHECER – UM CASO DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL?
Resumen
INTRODUÇÃO: O empreendedorismo social tem ganhado destaque por sua capacidade de gerar impacto positivo na sociedade, especialmente em áreas como o envelhecimento populacional.
OBJETIVO: Desta forma, o objetivo desta investigação é realizar um estudo de caso sobre a UniSER, um programa de extensão da Universidade de Brasília focado na promoção do bem-estar e da cidadania para pessoas com 45 anos ou mais, analisando se o supracitado programa se enquadra nas definições de empreendedorismo social.
MÉTODO: Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema do empreendedorismo social, a fim de evidenciar seus principais marcadores. Em seguida, discutiu-se sobre o lugar que as temáticas do envelhecimento saudável e, particularmente, da educação ao longo da vida, podem ocupar dentro do espectro do empreendedorismo social. Posteriormente, realizou-se uma análise do conteúdo (Bardin, 1977) dos relatórios de 2021 e 2022 da UniSER.
RESULTADO: Os relatórios de 2021 e 2022 da UniSER demonstram a evolução do programa e sua caracterização como exemplo de empreendedorismo social, com um foco em estratégias de gestão, inovação, e finalidade social. Foram observadas cinco categorias: “Emprego de Estratégias de Gestão e Finalidade Social”, “Nome ‘Agente’,” “Gestão/Empresarial”, “Proliferação,” e “Inovação.” A análise destacou a relevância de alguns colaboradores, a ampliação do programa e a inovação nas práticas de ensino, especialmente durante a pandemia. A UniSER se afirma como uma iniciativa pública voltada para a inclusão e o envelhecimento saudável.
CONCLUSÃO: Com base nestes documentos, argumentou-se que a UniSER se trata de um caso de empreendedorismo social. Conclui-se que programas como este podem contribuir para a resolução de questões sociais pertinentes associadas ao envelhecimento saudável, demonstrando inovação e eficiência de gestão, conforme indicado na revisão bibliográfica.
DESCRITORES: Empreendedorismo social, UniSER, Envelhecimento Saudável, Educação ao Longo da Vida, Impacto social.
REFERÊNCIAS: Morais-da-Silva, R. L., Orsiolli, T. A. E., & Nobre, F. S. M. (2022). Sustainable entrepreneurial ventures and the bottom of the pyramid: Creating sustainable values and opportunities. BAR-Brazilian Administration Review, 19, e190101. Witkamp, M. J., Raven, R. P., & Royakkers, L. M. (2006). Strategic Niche Management of Social Innovation: the case of Social Entrepreneurship in the Netherlands. Working Paper.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Diálogos em Gerontologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).