AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA AS PESSOAS IDOSAS NO BRASIL: TENSÕES E DESAFIOS

Autores

  • Rita de Cássia Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa Autor
  • Flávia Oliveira Alves da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa Autor
  • Vera Lúcia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa Autor

Resumo

Com o envelhecimento populacional surgem demandas em diferentes aspectos como sociais, políticos, econômicos e educacionais, que necessitam de políticas públicas educacionais que ampliem e garantam o direito à educação e diminuam as desigualdades encontradas nas várias regiões do país. Mesmo diante da implementação de políticas educacionais para vários segmentos e modalidades, como também para a promoção da diversidade e inclusão, ainda há uma carência e uma lacuna de ações formativas que preparem seus indivíduos para atuarem em um contexto em que o crescimento da população idosa vem aumentando rapidamente. A pesquisa centrou-se na seguinte questão norteadora: quais os desafios para formulação e implementação de políticas educacionais direcionadas para a população idosa que garantam o direito à educação ao longo da vida? O referencial teórico adotado foi subsidiado por autores que discutem o envelhecimento como Oliveira (1999, 2013); na educação permanente enfatizada por Gadotti (2005) e Freire (1967). 

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Publicado

14.02.2025

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Seção

Resumo