SARCOPENIA E CAPACIDADE FUNCIONAL: IDOSOS COM DPOC X SAUDÁVEIS
Resumo
OBJETIVO: Comparar indicadores de Sarcopenia e a capacidade funcional em idosos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e saudáveis.
MÉTODOS: Estudo transversal, idoso de ambos os sexos, com diagnóstico clínico-funcional de DPOC, estáveis clinicamente e que não estejam inseridos em um programa de treinamento físico, para o grupo controle foram incluídos indivíduos saudáveis pareados aos demais grupos supracitados, de acordo com as características demográficas e antropométricas. Foram avaliados os indicadores de Sarcopenia (teste de velocidade da marcha, força de preensão manual – FPM e circunferência de panturrilha), capacidade funcional de exercício (teste do degrau de 6 minutos-TD6min), mobilidade funcional (TUG), Força e potência funcional (Teste de levantar e sentar-TLS), força muscular inspiratória e expiratória (PImax e PEmax), questionários e escalas: Mini exame do estado mental, escala do medo de cair, COPD assessment test, escala London Chest Activity of Daily Living, escala do Medical Research Council.
RESULTADOS: Em relação aos valores de capacidade pulmonar, os indivíduos com DPOC apresentaram menor valor do que os indivíduos saudáveis. Além disso, houve diferença significativa na força muscular respiratória. Os grupos não apresentaram diferença estatisticamente significante com relação à Sarcopenia, porém os indivíduos com DPOC apresentarem menor valor no TD6min do que os indivíduos do grupo controle e no TLS.
CONCLUSÃO: Os idosos com DPOC apresentam diminuição da capacidade de exercício, menor força e potência de membros inferiores quando comparados com indivíduos saudáveis, indicando maior risco para quedas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Diálogos em Gerontologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que tornar o conhecimento científico amplamente disponível contribui para a democratização do saber. Os(as) autores(as), ao submeterem seus trabalhos, declaram-se detentores(as) dos direitos autorais e autorizam seu uso livre, desde que sem fins comerciais, com obrigatoriedade de atribuição de crédito apropriado à autoria original. Os conteúdos podem ser lidos, baixados, copiados, distribuídos e impressos, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).