DESEMPENHO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (2021 – 2024)

Autores

Palavras-chave:

Stricto Sensu Postgraduate Program, Social impact, Gerontology, Institutional assessment

Resumo

Population aging in Brazil demands graduate programs capable of producing interdisciplinary knowledge, training highly qualified specialists, and promoting social impact. The Graduate Program in Gerontology at the Catholic University of Brasília (PPGG/UCB) occupies a central role in this context as the only stricto sensu program in Gerontology in the Center-West region. The program integrates scientific production, human resource training, and national and international institutional partnerships.

Biografia do Autor

  • KARLA HELENA COELHO VILAÇA E SILVA E SILVA, Universidade Católica de Brasília

    Fisioterapeuta, possui título de Especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE) e em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Mestre e doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP. É professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) atuando no núcleo permanente nas linhas de pesquisa: 1) Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e 2) Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica. É professora também da graduação no curso de Fisioterapia da UCB. É membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da ABRAFIGE, da Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento (REPRINTE) e da Red Interuniversitaria de Envejecimiento Saludable, Latinoamérica y Caribe (RIES-LAC). 

  • Eduarda Rezende Freitas, Universidade Católica de Brasília

    Psicóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestre e Doutora em Psicologia, pela mesma Universidade, linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia e dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Sócia Fundadora e Primeira Tesoureira da Associação Brasileira de Psicogerontologia - ABPsigero (Gestão 2024-2026). Membro do GT Pesquisa em Psicogerontologia da ANPEPP. Participa de pesquisas nas áreas de Psicologia do Envelhecimento, Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Positiva.

  • Henrique Salmazo da Silva, Universidade de São Paulo

    Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Departamento de Epidemiologia), e Doutor em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC. Foi bolsista FAPESP no doutorado, mestrado e iniciação científica. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), curso de bacharelado em Gerontologia, e Vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Gerontologia, PPGer EACH/USP. Esteve a frente da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB (08/2023-02/2025). Pesquisa temas relacionados a cuidados de longa duração; gestão em saúde; gestão da atenção a pessoa idosa; políticas públicas e a Gerontologia como ciência e profissão; cognição humana; envelhecimento cognitivo e plasticidade; memória semântica e envelhecimento bem-sucedido. Atuou como gestor de centro de convivência para idosos e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); consultor do Ministério dos Direitos Humanos - UNESCO; e como Conselheiro Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Distrito Federal (2020-2024). Ocupa a Presidência da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG - gestão 2025-2027).

  • Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília

    Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma - Itália (1991) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). É professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado). Leciona no curso de graduação em Medicina, as disciplinas de formação humana e étical. É professor de ensino superior desde 1991, nas áreas de Qualidade de Vida e Envelhecimento, Ética, Bioética, Ciência da Religião. Membro fundador e pesquisador da Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação - RBCIP. Presidente do Instituto Parentalidade Prateada (IPP). Realiza pesquisas entre as Redes RIES-LAC (Red Interuniversitaria de Envejecimiento Saludable para Latinoamérica y el Caribe), REPRINTE (Rede dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares sobre Envelhecimento), com os pesquisadores da Università di Padova (Itália), na área de Bioestatística, onde realizou o Pós-Doutorado em 2020). É professor do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1 (Saúde, Funcionalidade no Envelhecimento) e Linha 2 (Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, realizando pesquisas em pesquisas na área envelhecimento e religiosidade, Políticas Públicas para o envelhecimento, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelos idosos.

Publicado

19.11.2025